terça-feira, 30 de setembro de 2014

Um Assunto Delicado, porem Auspicioso – 2 – continuação.....


Um Assunto Delicado, porem Auspicioso – 2 – continuação.....

Sobrevivendo ao Caos,

Como já disse anteriormente, é de grande importância que você e sua família possam ser ajudadores ao invés de vítimas em momentos de grandes adversidades e isso só é possível se vocês se habituarem a algumas condutas, como por exemplo a manter o tanque do veículo cheio. Isso mesmo! Tanque cheio ao invés de colocar R$ 20 todo dia encha o tanque e habitue-se a completa-lo sempre que consumir ¼ de seu total.
Não entendeu? O princípio é simples, mantendo seu tanque de combustível cheio você diminui a dependência dos estoques dos postos, refinarias e governo, e nunca é pego de surpresa por um desabastecimento, ou caos repentino, você tem mobilidade longa e imediata e é esse o princípio que interessa, a boa conduta, a autonomia, a independência.
Esse é o conceito que você deve adotar para tudo em sua vida. Idem para seu estoque de alimentos, reservatório de agua de sua casa etc.
É comum ver as pessoas reclamando da falta d’agua no mesmo dia em que ela é cortada, são estreitamente dependentes, não tem iniciativa nem para instalar uma caixa d’agua decente em sua própria casa.
Faltou energia! Tenha luminárias de emergência instaladas nos pontos principais de sua casa, tenha uma boa lanterna de LED devidamente disponível em local de fácil acesso, se você tem recursos financeiros, tenha um pequeno gerador elétrico a combustão, sistema de aquecimento solar de agua, gerador eólico ou solar para manter a iluminação externa pelo menos, veja que tudo isso lhe gera retorno imediato do investimento.
Esse é o princípio que deve nortear sua conduta, seja mais autônomo, deixe de ser parte do problema e seja um gestor de soluções; Mais que isso, divulgue essa conduta, conscientize as pessoas para que elas próprias não sejam um fardo para você, multiplique as boas ações, seja mais que precavido, seja um verdadeiro líder.
Recomendo que estude fazer um pequeno estoque estratégico de alimentos, fundamentalmente de grãos utilizando garrafas PET, além de enlatados, isso é uma iniciativa muito produtiva e eficiente, além de ser fácil de gerenciar e nos torna menos dependentes do clima, do governo e das adversidades. Veja na internet como fazer isso, muitos sites explicam detalhadamente, é legal e proveitoso.
Se você possui um lugar adequado, se tem capacidade de cuidar e segurança em fazer, faça um pequeno estoque de combustível e gás. O GLP é fácil de armazenar e custa relativamente barato. Mantenha pelo menos dois cilindros de 13KG cheios, como reserva, caso disponha de condições e estrutura, um de 45KG vai bem.
Ao contrário do que é divulgado, a gasolina armazenada adequadamente dura muito, dura um ano fácil, fácil. Não falo de boca, fiz uma experiência em outubro de 2011 enchi diversas garrafas PET de 500ml com gasolina aditivada de ótima procedência e após 4 meses abri uma garrafa e testei o produto em um motor de popa 2 tempos, escolhi esse motor porque ele e muito sensível à qualidade da gasolina e fiz esse procedimento de 3 em 3 meses desde então. A gasolina que armazenei permaneceu em ótimo estado por 19 meses, sem alteração de cor, cheiro e colocada no motor funcionou perfeitamente sem falhar. Após 20 meses comecei a notar alteração de cor e com 22 meses foi perceptível a degradação, dava partida no motor e não pegava mesmo, porem eram os últimos recipientes e tive que abri-los 7 vezes no período para inspecionar o produto e creio que isso diminuiu sua vida útil. Veja ao lado foto dos últimos recipientes desse teste, agora já degradado após mais de 30 meses.
Quer saber qual é o segredo da conservação daquela gasolina por tanto tempo?
Primeiro, armazenei uma gasolina de ótima qualidade e procedência e ainda aditivada. Segundo enchi completamente as garrafas PET deixando apenas 1cm entre o liquido e a tampa, evitando excesso de exposição ao ar (oxidação). Terceiro armazenei em local fresco, com pouca variação de temperatura. Creio que por conta disso obtive sucesso.
Num tanque de combustível de um veículo, por exemplo isso não aconteceria pois a área de exposição do produto ao ar seria enorme, além disso o movimento do combustível dentro do tanque e no sistema de injeção aceleraria a oxidação que se dá pelo contato da gasolina com o ar.
O fato é que se armazenar combustível de boa qualidade em garrafas PET, bem cheias e lacradas com a tampa bem apertada e até selada com fita adesiva, estocando em local seguro, fresco e arejado, protegido de crianças e trancado para evitar acidentes, pode ficar tranquilo, terá um bom produto por cerca de 18 meses.
Então crie uma rotina, por exemplo estoque 25 garrafas de 2lts e a cada 6 ou 9 meses consuma esse estoque em seu veículo, repondo-o com combustível novo, dessa forma você se torna independente, pelo menos por algum tempo!
Saiba que no caso do etanol a duração é maior se utilizadas as mesmas condições de armazenamento.
Também cabe salientar que a Lei Brasileira não permite estocar combustíveis por questões de segurança, por isso é importante ser muito cuidadoso ao fazê-lo, lançando mão de todos recursos de segurança possíveis, atitudes irresponsáveis podem causar graves acidentes. Só para saber também é ilegal Roubar, Enganar, Fraudar, Corromper, Subornar, e tantas outras atitudes, atos e condutas mais sérios e imorais, largamente praticados pelos que fazem e gerenciam a aplicação das Leis, “por tanto, não sejamos Hipócritas”.
Eu poderia escrever páginas e páginas sobre o tema e explorar ideias interessantes, mas meu objetivo e passar o princípio e deixar que cada um use sua imaginação e contribua para ser o mais autônomo possível caso ocorra uma grande fatalidade que gere descontrole social.
Pense, planeje, mais sobretudo tenha atitude!

Luiz Eduardo Paiva

29/09/2014