segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

MAIS UMA ETAPA DO FECHAMENTO LATERAL!

Há tempo determinado para todas as coisas!

Casco com duas demãos de resina epóxi
Pode parecer estranho más estou tão surpreso quanto qualquer outra pessoa com o longo tempo dispensado para construção das laterais do casco, há pouco pensei que faria rapidamente.

Então porque está demorando tanto?

Bem, creio ter uma boa explicação! 

Acho que são os detalhes construtivos, a forma de fazer, o propósito e a pouca experiência em construção.

O foco não tem sido a velocidade e sim a qualidade, nosso proposito é trabalhar moderadamente sem cansar muito, buscando realizar um bom trabalho atentando para os detalhes, fazendo com cuidado, planejando as ações e avaliando os resultados.

O OPP-30 já consumiu até aqui mais de 240 horas de trabalho e foi necessário muita persistência e determinação, além da ajuda de parentes, amigos e seguidores do blog, mas o resultado está aparecendo, procuro sempre manter em mente que se trata de um veleiro grande, moderno e cheio de detalhes, não é um barquinho é um "VELEIRO OCEÂNICO" preparado e concebido para levar-nos a qualquer destino que queiramos ir.

Dai vem o cuidado com a construção, fazer bem feito agora significa não ter dor de cabeça no futuro, é navegar seguro de ter feito o melhor, sem surpresas desagradáveis.

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Então vai ai um resumo desse ultimo fim de semana!

Retiramos cerca de 250 parafusos que fixavam os sarrafos durante a secagem da cola, muitos deles lutaram para não sair!; Lixamos e Plainamos os topos dos sarrafos deixando tudo perfeito para a futura fixação da segunda camada de chapas de compensado; Preenchemos com cola epóxi todos os furinhos feitos pelos parafusos e pregos; Filetamos a junção entre os sarrafos e a chapa de compensado, em muitos pontos estratégicos, reforçando assim toda a estrutura; Aplicamos duas demãos de resina epóxi de impregnação sobre as laterais garantindo uma perfeita selagem e  finalmente recortamos as chapas de isopor para serem coladas futuramente nos vãos entre os sarrafos, sem esquecer é claro de limpar a oficina no ultimo dia.

Portanto o tempo determinado é esse, racional e consciente, tempo de preparação para alcançar um longo tempo de uso e lazer.

Aproveito aqui para agradecer ao amigo Rubens, marceneiro e dono da marcenaria RUARTS que trabalhou voluntariamente e muito ajudou neste sábado, e também a minha querida esposa Elaine que mais uma vez fez a diferença.

domingo, 4 de janeiro de 2015

FECHAMENTO DO CASCO, CONTINUAÇÃO....


Equipe Reforçada
OPP-30 
Continuando o Fechamento do Casco

Nos últimos dias de 2014 finalmente foi possível pegar no trabalho com vontade, contando com ajuda da família é claro! 

Em 6 dias de trabalho onde dedicamos em média 6 horas por dia ao veleiro, instalamos e colamos os 165 metros de sarrafos que compõe as laterais duplas.

Utilizamos cerca de 300 parafusos para fixar os sarrafos no lugar antes e depois da colagem, alem de 5 kg de cola epóxi engrossada com aérosil.

Também instalamos os reforços destinados aos suportes dos guarda mancebos e outros destinados a diversas aplicações.

Detalhes dos reforços
No OPP-30 optamos por instalar tiras de compensado nas emendas das placas do costado, reforçando e selando a estrutura.

Por conta disso, na hora de sarrafear toda lateral tivemos que fazer o encaixe dos sarrafos sobre cada tira; 

Foi trabalhoso, é verdade, contudo tivemos o prazer de verificar que a rigidez do costado ficou além de nossa imaginação, e o que é melhor, sem acrescentar quase nada a mais no peso do casco.
Sarrafeamento Completo
Na próxima etapa vamos lixar nivelando os sarrafos e aplicar duas demãos de resina epóxi sobre cada lateral.

Após isso colaremos placas de isopor de 25mm de espessura nos espaços retangulares entre os sarrafos.

Ao final desse processo fecharemos o costado com placas de compensado naval coladas sobre essa estrutura.

Por conta do costado duplo, das placas de isopor e de outros compartimentos internos que serão preenchidos também com isopor, o casco do OPP-30 é insubmersível, o que é uma importante vantagem para um veleiro oceânico de cruzeiro. 

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